Municípios do Território do São Francisco serão beneficiados com Policlínica Regional

A população de Juazeiro e dos demais municípios que compõem o Território do São Francisco serão beneficiados com a construção da Policlínica da Região Norte. A ordem de serviço para a construção da nova unidade de Saúde foi assinada nesta quinta-feira (5), pelo governador Rui Costa e pelos prefeitos que compõem o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (CONSTESF). Esse novo modelo de assistência pública de saúde é viabilizado por meio de parceria com os municípios com o objetivo de regionalizar e fortalecer a atenção primária à Saúde.

A nova unidade de Saúde será construída na Avenida São João, em Juazeiro, e terá em torno de três mil metros quadrados de área construída, instalada em área construída predial de cerca de três mil metros quadrados, onde serão realizados serviços referentes aos setores de urbanização, estacionamento, acessibilidade, arborização, redes de interligação de água, esgoto, drenagem e energia elétrica. Serão investidos R$ 24 milhões para a construção e aquisição de equipamentos, enquanto a manutenção será compartilhada entre o Estado e os municípios do consórcio de saúde. Prevista para ser inaugurada no primeiro semestre de 2019, a policlínica atenderá os municípios do Território que, juntos, possuem uma população de, aproximadamente, 544 mil habitantes, com oferta de exames de alta complexidade e consultas em até 18 especialidades.

A região de Saúde de Juazeiro é formada por dez municípios e todos aderiram ao Consórcio Público para implantação da policlínica, que atenderá uma população de 544 mil habitantes. O governador Rui Costa destacou a importância da policlínica para as administrações municipais. “Agradeço aos prefeitos que estão aqui hoje, pois essa construção que estamos anunciando vai ajuda-los a servir melhor o povo. Hoje os prefeitos não têm esse serviço próprio e acabam pagando ao serviço particular, o que é mais caro, e a nossa policlínica regional terá mais qualidade que muitas clínicas particulares”, afirmou Rui Costa, em visita a Juazeiro.

O presidente do CONSTESF, Genário Rabelo, também destacou a importância da parceria. “Hoje demos início a um tempo de melhoria na saúde da nossa população, por isso agradecemos ao governador Rui Costa por voltar seus olhos para uma demanda latente dos nossos municípios. O Consórcio de Saúde é resultado do empenho do prefeito Paulo Bonfim e de todos nós, prefeitos que compõem o CONSTESF. A policlínica vem para beneficiar a população com mais saúde e qualidade de vida”.

Outros investimentos foram divulgados, a exemplo do protocolo de intenções para a constituição do Consórcio Público Interfederativo de Saúde do município, cuja ordem de serviço foi assinada . O governador também fez entrega simbólica de novos equipamentos e a inauguração da sala de tomografia do Hospital Regional de Juazeiro. Os recursos para o investimento de R$ 5 milhões foram utilizados na ampliação do centro cirúrgico, que ganha duas novas salas de cirurgia e equipamentos, além da pintura. Na ocasião, ele visitou a unidade de Oncologia, que está sendo construída ao lado do hospital. Ainda na área da Saúde, Rui Costa realizou a entrega de três ambulâncias que irão beneficiar Juazeiro, Uauá e Canudos, e fez a inauguração simbólica da Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Itamotinga.

Portal Municípios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *