Projeto Cisternas

O Projeto Cisternas é uma iniciativa do Constesf, através do Plano Brasil Sem Miséria do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, que constrói e entrega, gratuitamente, tecnologias sociais de capacitação e armazenamento de água de chuva.

O Projeto Cisternas do Constesf tem o objetivo de garantir às famílias do Território o acesso à água no período de estiagem, através da captação e armazenamento de água nos períodos de chuva. O Constesf implantará em todo o Território do São Francisco 1556 cisternas de consumo humano, com capacidade para 16 mil litros; 1056 cisternas de produção agrícola com capacidade para 52 mil litros e 1048 barreiros trincheira para utilização agrícola e pecuária, com capacidade de armazenar 500 mil litros de água em regiões onde há dificuldade no acesso à água, beneficiando cerca de 3.660 famílias.

 

Atualmente, mais de 2.500 tecnologias já foram construídas gratuitamente em todo o Território do Sertão do São Francisco, dividas entre barreiros, cisternas para consumo humano e cisternas de produção (enxurrada). A Iniciativa promove o acesso da população mais pobre à água de qualidade para o consumo humano e para a produção de alimentos.

As famílias beneficiadas são capacitadas, através de cursos de gerenciamento de água, onde recebem orientações sobre o funcionamento das tecnologias e como devem agir para manter a qualidade da água e discutem a importância da tecnologia como ferramenta de convivência com o semiárido. Os cursos preparam os beneficiários para o uso correto da tecnologia. As famílias recebem, também, mudas para incentivar os agricultores e agricultoras a produzirem e ampliarem suas áreas cultivadas.