Municípios Consorciados

Campo Alegre de Lourdes

A fazenda Peixe, que integrava ao município de Remanso/Pilão Arcado, deu origem a Campo Alegre de Lourdes. Seus primeiros desbravadores chegaram a partir do século XVIII, com o intuito de desenvolver criação de gado bovino. Hoje tem uma população estimada de 30.048 habitantes.

Canudos

Canudos é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estima-se em mais de 17.177 mil habitantes, segundo IBGE 2015, dos quais, metade vive na sede. O município possui uma área de 2.984 km². Encontra-se inserido no Polígono das Secas e no vale do rio Vaza-Barris.

Casa Nova

A localidade de Casa Nova surgiu na primeira metade do século XIX, a partir da descoberta e comercialização de sal em seu território. Oficialmente o município foi criado por lei provincial de 1879, com área desmembrada do município de Remanso, que por sua vez já pertencera a Pilão Arcado. Seu nome original foi São José do Riacho de Casa Nova.

Curaçá

Curaçá é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2010 era de 32.168 habitantes. A literatura registra dados históricos de Curaçá a partir do século XVI. Em 1562 o jesuíta Luís de Gran iniciou os trabalhos de catequese com os índios que habitavam o Vale do São Francisco.

Juazeiro

O município de Juazeiro localiza-se no norte do Estado da Bahia, na microrregião homogênea do Baixo Médio São Francisco, possuindo uma extensão territorial de 6.390 km². Situada na margem direita do rio São Francisco — fator precípuo de sua existência — apresenta um contingente populacional de 197.965 habitantes (IBGE, 2010).

Pilão Arcado

Pilão Arcado originou-se de um arraial fundado, em fins do século XVII, por ordem do vice-rei D. João de Lencastre, com a finalidade de acabar com os constantes ataques dos índios mocoazes e acoroazes às fazendas de gado da região. É um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 30.413 habitantes.

Remanso

Remanso é um município brasileiro no interior do estado da Bahia,às Margens do Rio São Francisco, na microrregião de Juazeiro. A cidade original foi inundada pelo Lago de Sobradinho, formado pela Usina Hidrelétrica de Sobradinho, tendo sido uma nova cidade construída às margens do lago, para realocação dos antigos moradores.

Sento-Sé

Sento-Sé está situada às margens do Lago de Sobradinho, na região do São Francisco, a cidade é cercada de um lado pelo Velho Chico e do outro lado por belíssimas serras. De clima semi-árido, sua vegetação é predominantemente do tipo caatinga.

Sobradinho

Com uma população atualmente estimada em 25.000 habitantes, o censo de 2010 apontava 22.000, Sobradinho está inserido na Região Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina/Juazeiro e abriga a Usina Hidrelétrica da CHESF, responsável pelo abastecimento energético de grande parte do País.

Uauá

O início de Uauá foi no século XVIII, quando Francisco Ribeiro formou uma fazenda, chamada Uauá às margens do rio Vaza-Barris, em terras de propriedade de Garcia d’Ávila. Um povoado homônimo começou a se formar a partir da fazenda. No censo 2010, foi aferida uma população de 24 294 habitantes, segundo o IBGE. Já sua população estimada pelo IBGE em 2016 era de 25 853 habitantes.