Serviço de Inspeção Municipal

Por meio de convênio com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o Constesf está auxiliando os 10 municípios consorciados na implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no Território Sertão do São Francisco.

O objetivo do projeto é fomentar o desenvolvimento de pequenas agroindústrias através da legalização e comercialização dos produtos da agricultura familiar nos próprios municípios.

O SIM é um serviço sanitário voltado para agricultores familiares, que regulamenta a inspeção e fiscalização de agroindústrias que beneficiam e comercializam produtos de origem animal em nível local. Após a implantação cada município irá gerar seu próprio selo SIM que vai regularizar a produção, valorizar o produto e garantir segurança alimentar ao consumidor.

Todos os municípios do Território do Sertão do São Francisco (Juazeiro, Casa Nova, Sento-Sé, Pilão Arcado, Remanso, Curaçá, Uauá, Canudos, Sobradinho e Campo Alegre de Lourdes) são orientados pelo Constesf, órgão responsável por contratar equipe para auxiliar cada município no processo de implantação do SIM.