Sobre

O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco – Constesf é uma associação pública fundada em 15 de outubro de 2009, integrante da Administração Pública Indireta das prefeituras de 10 municípios do norte da Bahia.

O Constesf é fruto de um longo processo de articulação para o desenvolvimento de política territorial nos 10 municípios do Território do Sertão do São Francisco na Bahia. Os municípios consorciados são: Sobradinho, Casa Nova, Juazeiro, Remanso, Uauá, Sento-Sé, Curaçá, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes e Canudos.

Atualmente o Constesf conta com uma assembleia formada pelos prefeitos dos 10 municípios consorciados e tem como presidente o prefeito de Canudos, Genário Rabelo, cumprindo mandato 2017-2018.

Objetivos

O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco (CONSTESF) é uma entidade com a finalidade de prestar serviços e desenvolver ações conjuntas que visem o interesse coletivo e benefícios públicos. O objetivo é trabalhar em parceria com os consorciados a fim de criar mecanismos para a execução de políticas públicas em prol do desenvolvimento dos municípios envolvidos.

Tem por finalidade, fortalecer os municípios, aumentando a capacidade de realização através da Gestão Associada dos Serviços e ampliação da capacidade de diálogo e parcerias, entre Prefeituras, Estado e União. Além de promover a justiça social e o desenvolvimento sustentável, descentralizando ações dos governos, visando o fortalecimento das instituições representativas e as cadeias produtivas.

 

Genário Rabelo
Presidente do Constesf e prefeito de Canudos